O imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado anualmente para os proprietários de para camionetas, caminhonetes, ônibus, veículos, motos micro ônibus e similares.

Assim, quem possui um veículo, deve saber que não é somente o automóvel que irá lhe trazer custos, mas as taxas, seguros, também devem estar inclusos neste valor.

Apesar do IPVA fazer parte da vida de muitos brasileiros, existe alguns automóveis que estão isentos deste pagamento. Vale lembrar que veículos com mais de 20 anos, estão livres do pagamento destas taxas.

O IPVA um dos impostos mais conhecidos atualmente é cobrado em todas as regiões do país e apresenta variação de preços e relação a cada estado, principalmente devido ao modelo e ano do mesmo e etc.

Para fazer o pagamento do IPVA, basta o proprietário do veículo aguardar receber pelo correio o boleto e procurar uma agência bancária ou ir aos terminais de autoatendimento, fazer via débito agendado ou outros canais oferecidos pelo banco. De acordo com a secretaria, todos os bancos estão aptos para receber o pagamento. Basta ter em mãos o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor). Caso aqueles possuem dúvidas basta consultar o site do DETRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Além disso, caso o proprietário faça o pagamento a vista é possível que o mesmo tenha o desconto de 3%, assim como, se ele deseja parcelar em três vezes, nos meses de janeiro, fevereiro e março.

E se você possui dúvidas de como é feito o cálculo do IPVA, confira abaixo:

  • Se o seu veículo for usado, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é feito com base no valor de mercado de setembro de cada ano;
  • Na cidade de São Paulo, estes valores tem como base o preço da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE);
  • Os valores de impostos cobrados variam de 3% a 5% em cima do valor contido nessa tabela;
  • Para os veículos que são a gasolina, picapes e até os biocombustíveis o valor chega a 4%;
  • Os carros movidos a álcool e gás, este porcentual é de 3%;